quarta-feira, 10 de junho de 2009

Tambuladeira

As Tambuladeiras ( ou Taste-Vin ) são peças feitas em metal, normalmente prata polida ou metal claro como o estanho polido. Parece uma concha, com alguns elementos em relevo e outros em baixo relevo no fundo e laterais desta conha para permitir que o vinho colocado lá seja avaliado quanto à cor, transparencia e densidade, e depois bebido.



Praticamente desaparecido das grandes salas de serviço, o chamado taste vin é um equipamento de degustação charmoso e cheio de particularidades. Quem olha rápido, pensa, a princípio, tratar-se de um cinzeiro, engano que soa quase como uma heresia para quem entende de vinhos. Pequenino, metálico (normalmente confeccionado ou banhado em prata), exige técnica para o uso. Tem marcadas em seu interior uma saliência central, na forma de uma meia-lua, e circunferências (bolinhas) laterais de diversos tamanhos, onde o vinho é derramado e, uma vez depositado ali, pode ser observado quanto a cor, transparência e aroma.



Muito antes do surgimento dos copos transparentes e da figura do sommelier como um profissional especializado e dedicado ao vinho, em tempos mais românticos e bem menos tecnológicos, o taste vin era indispensável para checar as condições do vinho. O tempo passou e o equipamento de degustação virou objeto decorativo, talvez até raro. Atualmente, o taste vin é encontrado quase que somente nas cantinas, onde o ambiente menos iluminado dificulta a avaliação dos vinhos.

QUINTA DE VARGELAS