quinta-feira, 18 de junho de 2009

Como degustar o Whisky.


Copo
A chamada "copita" utilizada para o vinho "Sherry" (Vinho de Jerez) é o ideal (15mm cheio).
Os copos "túlipa" como o da foto ao lado ou "Porto tipo Siza" tambem são adequados. É fundamental que fechem no bocal e que não sejam demasiado grandes ou pequenos.

Não recomendamos o chamado "tumbler" ou copo de paredes direitas, em que os aromas não se fixam no bocal. O chamado "balão" também utilizado nas Aguardentes é o que muitos entenderâo como o copo certo. Errado! O balão para além da quantidade demasiada de Whisky que estimula o aquecimento com a palma da mão. O que vai volatilizar desde logo o alcool, escondendo assim os aromas.

ÁGUA
Um pouco de agua permite simultâneamente suavizar o álcool e evidenciar alguns aromas, "abrindo o whisky". De outra forma o contacto imediato com o produto pode insensibilizar o nariz, inviabilizando a prova. E alguns desses aromas, os chamados aldeídos apenas são activados pela água.

A quantidade de agua a adicionar deve ser:

- maior nos Whiskies com maior graduação

- menor nos Whiskies mais velhos, pois a própria maturação naturalmente os suaviza.


A agua deve ser sem gás, macia e servida à temperatura ambiente. A agua fria "fecha" os aromas, muito menos adicionar gelo (nos Whiskies de Malte). Evitar agua da torneira.